10 mitos e realidades de nutrição fit

10 mitos e realidades de nutrição fit
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Pronto! Vou solucionar suas dúvidas mais frequentes de nutrição nesta nota. Perguntas e respostas curtas e concisas que me fazem em consulta e nas redes sociais do meu site Fitness by Lifestyle Kei ( www.keifit.com ).



  1. Devo comer 5 vezes ao dia?

Não necessariamente. Antes, ainda na década passada – dizia-era o ideal para “acelerar” o metabolismo. Mas como constantemente há estudos e pesquisas feitos por instituições de prestígio, sabe-se que, assim como há pessoas para as quais é bom nesse esquema; há outros que, pelo seu ritmo e estilo de vida, lhes vai melhor comer 3 vezes, de forma saudável E EM QUANTIDADES ADEQUADAS; pois bem, especialmente se há problemas de resistência à insulina, é uma boa maneira de fazer com que o corpo tenha tempo de realizar outros processos hormonais necessários para metabolizar as gorduras.



  1. É muito ruim não jantar?

O Falso! É pior do jantar de mais, especialmente porque, no México costumamos jantar muito ao final do dia, e como um mecanismo de “recompensa”: abusamos. O não jantar, dá oportunidade ao corpo de estar sem alimento mais de 12 horas, o que otimiza processos fisiológicos necessários para aumentar os níveis de testosterona e hormônio de crescimento. O importante é que todas as refeições sejam equilibradas! E que o teu pequeno-almoço rico em proteína e carboidratos favoráveis (omelette e prato de frutas ou suco verde com quesadillas de frango ou queijo branco) Não um pão doce com café ou bolo de tamal com atole!



  1. Posso fazer só uma refeição forte ao dia para me manter em forma?

O que faz a diferença aqui é que você quer dizer com forte! Se por forte é rica em nutrientes, sim; desde que você tenha um plano alimentar feito por um nutricionista especialista e que saiba lidar com o jejum intermitente. E que te de opções desnacks ligeiros de líquidos ou de sólidos ao longo do dia. Se por forte quer dizer, comer tudo o que lhe agrade, Não! Além de que estaria no caminho para uma nutrição pobre, poderia “incentivar” o seu metabolismo, pois o corpo não tem a capacidade de “administrar” o que se come em uma “sentada” e distribuí-lo como se tiveres comido no decorrer do dia. Para o seu corpo, isso é um excesso e acumula o que não precisa em forma de gordura. Pior ainda, se você fizer isso à noite, por ser um momento em que a baixa atividade física, você está seguindo o melhor processo para aumentar o tamanho de sua cintura.



  1. É verdade que não devo comer carboidratos ou frutas após as 6 da tarde?

À tarde, a atividade diminui, pelo que há que comer menos alimentos ricos em açúcares: farinhas, frutas, grãos, sucos. Você pode comê-los sempre e quando estejam previstos em seu plano alimentar personalizado (feito por um especialista). Se não visitou ainda a nenhum sugiro evitar a fruta depois das 6 da tarde, porque tem um contributo generoso de frutose, a menos que você treina à tarde ou à noite; caso em que poderá comer uma peça média antes ou depois do treino. E pelo amor de Deus! Não cenes cereais de caixa de leite, nunca! São demasiadas calorias e açúcar. Imagine-se, a quantidade “ideal” é uma xícara de cereal; e esse bowl em que te serves, te garanto são, pelo menos, 2 o dobro! Mais que o dobro de leite.



  1. O que de verdade há em que não devo jantar hidratos de carbono?

Tem uma parte de verdade. Lembre-se que os carboidratos são as frutas e vegetais, tais como farinhas, cereais e leguminosas. Evite jantar farinha refinada (pão doce, pão branco, bolachas, biscoitos, arroz, massas, pizzas), leguminosas (feijão, favas, lentilhas); e sobremesas. Come fruta, só se entrenaste na noite, ou tarde e noite. Prefere jantar, toda a verdura que quiser acompanhada de alguma proteína baixa em gordura. E se você gosta de muito 1 ou 2 tortillas de milho, quinoa –rica em proteína – ou fatias de pão de caixa integral.



  1. Como as tortillas de mello e souza são considerados carboidratos?

Assim, a sua vantagem é que uma omelete de nopal tem a metade de kcal que uma de milho e 1/4 de que uma de farinha. A desvantagem é que sua ingestão de cálcio é menor.



  1. Como as verduras e legumes são carboidratos, proteína ou gordura?

As verduras e legumes são carboidratos simples. Sua grande vantagem é que são alimentos de baixa densidade calórica; ou seja, em muita quantidade, têm poucas kcal. No meu ponto de vista, é o único grupo de alimentos que pode comer livremente todo o tempo. São boa fonte de vitaminas, minerais e fibra. (o papa e o abacate não são vegetais).



  1. Como são muito ruins dos lacticínios?

Atualmente sabe-se que são ácidos no corpo, por isso que o cálcio que contêm, não é aproveitado pelo organismo; além de que, para combater essa acidez, é tomada cálcio nos ossos. E o cálcio que contêm leite ¡Se vai pelo ralo e nos tira do que já tínhamos! Além disso, o seu nível de açúcar “lactose” é difícil de ser digerida pela maioria das pessoas; e a sua gordura é saturada. Por isso, se te adoro, tome 1 copo de leite light (deslactosada se você é intolerante) na parte da manhã ou ao meio-dia. Por outra parte, fato é que o leite tem proteína e vitamina D. Se você quer substituí-la por alguma bebida vegetal, note-se que seja de soja ou de amêndoas fortificada com proteína, cálcio e vitamina D.



  1. Se eu faço exercícios e não faço dieta, e me mantenho ou poderia subir de peso?

Você pode subir! De fato é muito comum, Ao aumentar a atividade física que você faz no dia a dia, o seu corpo pedirá para recuperar essa energia que empregou para exercitar-se; por isso o que você terá mais apetite –especialmente no final do treino – e garanto-lhe, não serão vontade de um aipo ou brócolis. Se pedir alimentos ricos em glicose, e com alto índice glicêmico: leia-se, doces, pão, macarrão, biscoitos, sobremesas, etc., portanto, mesmo que seu objetivo não seja, uma redução de peso, como tal, é fundamental que cuide sua alimentação. Porque o exercício da fome! Já que ao usar o seu corpo, as reservas de glicogênio e gordura, quer alimento rico em energia.



  1. Se tomo água o Baixo peso?

A água regula o metabolismo, o que te ajudará a eliminar toxinas, melhorar as funções fisiológicas do seu corpo e evitar te que te lembres de líquidos. O que fará com que perca peso. Sempre e quando você vestir uma boa alimentação.


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